top of page

AOS ARTISTAS E GRUPOS DA REGIÃO

A Cia. Fofocas de Teatro comunica:

Diante do movimento explícito de sucateamento na esfera das políticas públicas culturais e de suas instituições, cada vez mais torna-se penoso a permanência e a manutenção de manifestações artísticas em amplo território nacional.


Ao redor das capitais brasileiras, à margem dos holofotes que o modo de produção das metrópoles pode ofertar, encontram-se eventualmente significativas iniciativas culturais plantadas e regadas diariamente por AMADORES no interior de Minas Gerais. É preciso reconhecer as atividades dos amadores, tanto enquanto amantes de sua arte (teatro, dança, música, artes plásticas, visuais, etc.), bem como por uma sociedade mais dialética, sensível e política.


São justamente esses mesmos grupos que subsistem de forma amadora e que, em sua esmagadora maioria, é composta por diletantes atuantes nas mais diversas atribuições da vida de um proletariado paralelo às atividades amadorísticas. Eles também pesquisam, experimentam, criam e partilham com maestria, mesmo com todas as dificuldades inerentes à prática teatral, como a falta de espaço físico e aparatos técnicos, ou seja, de infraestrutura mínima para a realização de ensaios e processos de pesquisas. Vale ressaltar também a dificuldade de angariar patrocínios e a ausência de políticas públicas municipais consolidadas a serviço do teatro amador. Apesar de todos os pesares, muitos grupos desenvolvem pesquisas, experimentos, espetáculos e mecanismos próprios de sobrevivência e gerenciamento de suas atividades que, quando partilhadas, contribuem positivamente para o surgimento de novos grupos, a busca pela profissionalização e o fortalecimento dos grupos já existentes.

Se nós continuarmos “aceitando” a condição de que no interior não há espaço para a arte, que para se fazer arte de qualidade será necessário a mudança para um polo capital, o interior vai continuar carente de ações artístico-culturais. Precisamos dos fazedores de arte! Precisamos nos unir!

 

E na tentativa de mapear, conhecer e fortalecer as produções artísticas desenvolvidas no interior e em todo o estado mineiro, ampliando horizontes, desenvolvendo e conhecendo as infindas possibilidades do fazer artístico, nasce assim o FOFOCARTE – Festival de Artes de Barroso que visa promover para além do encontro, apresentações de espetáculos teatrais, intervenções, oficinas de dança, teatro, artesanato, música e etc, rodas de sensibilização e fóruns aproximando os artistas parceiros da comunidade local. 

FOFOCARTE 2018 LOGO.png
bottom of page